Um choro que não me pertence




No trem, rumo a Cardiff
Meu filho Lucas é um dentre os milhares de estudantes brasileiros que estão no exterior como bolsistas do programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal. Até setembro de 2013 ele estudará Animação na University of Wales, em Newport, País de Gales. Poucos meses após a sua ida para a Europa, ele sugeriu que eu olhasse um novo grupo no facebook, criado para atenuar a saudade entre mães e filhos: o ‘mães sem fronteiras’. 

O  grupo, obviamente, foi formado por mães saudosas como eu. Apesar do pouco que vi no facebook, elas me pareceram, além de saudosas, “dramáticas”! Tudo bem, você vai me perguntar: ‘qual mãe não é dramática’? Honestamente, acho que não existe uma sequer, nem  EU! Apesar disto (rsrsrsrs), ao olhar rapidamente a página, vi que não era pra mim: “Um grupo destinado a todas as mães que estão sofrendo com o processo dos filhos participantes do programa Ciência Sem Fronteiras. Vamos chorar juntas! ” Só este comecinho foi o suficiente pra eu ‘me incluir fora desta’! É bom frisar, porém, que não tenho absolutamente nada contra o grupo e que não estou julgando ninguém. 

 “Tô fora, Lucas!” – disse eu. “Esse grupo não combina em nada comigo (ou vice-e-versa)! Não vou ficar aqui, no Brasil, triste por você estar desfrutando de uma ótima oportunidade como esta! Só choro se for de inveja!” – brinquei com ele.

Determinada a não chorar a minha saudade pelo mundo virtual, caí na real, juntei minha família, o restinho das minhas economias, do Walter  e apelei para o FMH (Fundo Maria Helena) para partirmos rumo ao Velho Mundo! Foi, sem dúvida, uma ‘boa ideia’! Vamos combinar que matar as saudades do filho que não vê há seis meses,  conhecer a Europa e ainda ganhar um abraço bem apertado, um beijo e um chamego dos filhos, do maridão e da mãe, no dia do aniversário, em Londres, pela primeira vez na vida, não tem preço! UFA!!!

Os presentes ao meu aniversário londrino
Para completar, ainda teve a cereja do bolo: neste dia conheci a Isa Webb, prima do Walter. Há mais de 30 anos na Inglaterra, Isa nos levou para conhecer nada mais, nada menos, que a sede da BBC, em Londres, onde ela trabalhou e onde seu marido ainda trabalha. Foi uma visita rápida mas inesquecível, especialmente para mim, há tantos anos longe de uma redação!
Agora, alguém me diga: preciso chorar por meu filho estar tendo uma chance como esta e nós ainda pegarmos uma caroninha, de leve, em sua viagem?








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dores

Simples

Nêga, está online? Sete, seis, cinco....