Simples

“Nunca pensei em ser mãe pura e simplesmente para perpetuar a espécie. Ter filhos, para mim, não foi algo pensado, planejado...Simplesmente - e felizmente! - fui mãe. Tenho três filhos e com eles conheci o amor mais sublime, verdadeiro e incondicional que pode existir. Simples assim! Experimente ser pai. Você vai esquecer que um dia precisou deste ou daquele argumento para ter filhos.”

O parágrafo acima foi a resposta que dei a duas perguntinhas postadas no facebook por um jovem e competente publicitário com quem trabalhei.  Marcelo Freitas, do alto de seus vinte e poucos anos, perguntou: 

“Perpetuar a espécie ainda é um argumento válido nos dias de hoje? Alguém consegue me dar uma explicação racional sem ser baseada em crenças religiosas?”

Ao reler o que escrevi constatei que talvez eu não tenha sido nada ‘racional’, como ele esperava. Sabe por quê? Porque, para mim, maternidade e/ou paternidade ‘combinam’ muito mais com emoção do que com razão. E talvez por isto eu nunca tenha planejado ser mãe. Seria racionalizar demais! 

Antes que alguém pense que estou confundindo as datas - afinal, hoje é o Dia dos Pais, não das mães, explico: sei que meu marido também nunca planejou, no sentido prático da palavra, ter filhos. Eles foram chegando e tomando conta, literalmente, de nossas vidas! E mais: boto a minha mão no fogo ao afirmar que Walter concorda que há muito mais emoção do que razão envolvida nessa estória. Uma emoção única, que só se conhece ao ter filhos. Olhe a foto com carinho. Estou certa, ou não? 

Por isto, hoje rendo as minhas homenagens ao melhor pai que poderia ter escolhido para os meus filhos, Lucas, Tiago e Gabriela – e que sempre foi ‘uma mãe’ para eles, no sentido amplo da palavra! Feliz Dia dos Pais, Walter! 




Também não posso deixar de desejar um dia mais do que especial aos meus irmãos e cunhados e à minha mãe, Ena, que por força das circunstâncias assumiu a vida inteira também o papel de pai de seus cinco filhos! Parabéns!

Ao meu pai, Ary, que há muitos anos não está entre nós, e que da forma dele nunca deixou de demonstrar o grande amor que sentia pelos filhos, minhas saudades.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dores

Nêga, está online? Sete, seis, cinco....