A bióloga e o mosquitinho


Era uma vez uma bióloga muito bonita e estudiosa. Determinada, a bióloga de belos olhos verdes, sorriso perfeito e duas lindas covinhas decidiu, ainda na faculdade de Biologia, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, se especializar em – acredite se quiser –  anuro Engystomops petersi. Não sabe o que é isto? Bem, não posso lhe culpar, mas vou poupar sua busca lá no “Deus Google”: segundo a Wikipedia, “os anuros constituem uma ordem de animais pertencentes à classe Amphibia, que inclui sapos, rãs e pererecas!!!”


Pois é isso mesmo! A nossa princesa saiu de Domingos Martins, no Espírito Santo, para ir atrás e estudar em detalhes microscópicos sapos, rãs e pererecas!!! Mas você sabe que a busca dela deu mais do que certa? Porque além de ter viajado a trabalho para o Equador e para a Europa por conta destes estudos, a bióloga encontrou, ainda na faculdade, o seu príncipe encantado, casou e já tem dois filhos maravilhosos!! E ó, ela nem precisou beijar um dos sapos objeto de seus estudos: o príncipe veio de Ouro Preto, também nas Minas Gerais, prontinho pra ela !!! Um verdadeiro ‘gentleman”!! 
 

E vinham vivendo felizes, correndo este Brasil atrás de estudos e trabalhos. Moraram em Campinas, onde ambos fizeram mestrado e doutorado na Unicamp.  Estudo citogenético e das relações filogenéticas de engystomops petersi e engystomops SP. (Anura, Leiuperidae) foi o título da tese de doutorado apresentada pela nossa bióloga. Bem, entre sapos e beijos, nossos príncipes chegaram a Goiânia, centro-oeste de nosso país. E lá encontraram o vilão de nossa linda história – o mosquitinho Aedes aegypti ou o mosquito  popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado.

 

A minha tese – não de doutorado, gente, longe disto! - é que desde os tempos da faculdade o mosquitinho estava de olho na nossa bióloga doutora! Ele não se conformou: porque uma moça tão linda lhe deu as costas para estudar sapos, rãs, pererecas?? Ele já havia alcançado a fama, estava com suas fotos estampadas em jornais de todo o país, era sempre notícia nos telejornais e até ganhou campanhas especiais do Ministério da Saúde!! Mas não, a linda bióloga optou pelas pererecas.... E a vingança do mosquitinho veio somente agora, anos mais tarde, quando tudo parecia perfeito. E veio forte!! Bastou uma picada e o danado do Aedes aegypti nocauteou por completo nossa heroína. Infelizmente, não houve um sapinho que esticasse sua língua e engolisse este danado antes dele consumar sua vingança!!

Isto foi há duas semanas, mais ou menos. Feliz pela vitória de uma grande amiga que também apresentava sua tese de doutorado, a bióloga resolveu ir para São Paulo. Foi chegar na casa do irmão, na capital paulista, e cair de cama. Não houve qualquer condição de prestigiar a apresentação da tese da amiga e nem de voltar pra Goiânia no dia previsto. Vômito, febre, dores, mal-estar...Nossa linda voltou pra casa debilitada.


Infelizmente a vingança do mosquitinho foi tão forte, que as duas últimas semanas foram de tensão absoluta na família! Internada desde então, nossa princesa precisou de uma verdadeira “junta médica familiar” para derrotar o tal  Aedes recalcado!! A primeira a seguir para Goiânia foi a mãe. Apesar de baixinha, nossa bióloga não se trata mais com pediatra, mas os conhecimentos da mãe – além de todo amor, é claro! – foram fundamentais nos primeiros dias de internação. De longe era difícil para nós, leigos, acreditarmos que um mosquito tão pequeno pudesse fazer um estrago tão grande!  

Medica daqui, faz exame dali, hidrata demais, transfere para a UTI... A sogra, veio da Bahia, onde passava férias, para tomar conta da casa e das crianças. Chama o irmão que é cardiologista e a cunhada, também médica, lá em São Paulo, para ajudar os colegas goianos e a mãe pediatra a encontrar uma cura logo! Mais um dia e quem chega para completar o time é o pai, também cardiologista! Junta médica reunida decide pela transferência no meio da madrugada...

Haja equilíbrio nessas horas para acompanhar tudo de longe! As mensagens no grupo do whatsap da família pipocavam num ritmo frenético!  Teve gente que não conseguiu acompanhar e assimilar tanta informação. Mas a união de todos nós – mesmo que somente por mensagens virtuais – valeu! Alguns tios não resistiram e foram até lá conferir a melhora da nossa princesa e levar um carinho real. E hoje, finalmente, depois de passar por muitos exames e alguns procedimentos médicos que tencionam muito, hoje nossa princesa deixa o hospital e volta para seu príncipe, seus filhotes, sua casinha, ou melhor seu castelo! Ainda com mãe e sogra para dar uma super força na recuperação. E – se é que eles gostam de Aedes mesmo -  com alguns sapinhos no jardim para exterminar o vilão da história e todos viverem felizes para sempre!!! Se eles não gostarem, talvez algumas lagartixas e muita prevenção dêem conta do recado. Porque até o fumacê aparecer.......

Bem-vinda à sua casa, Cíntia! Te amamos e estamos pra lá de felizes com sua recuperação.


Beijos. 

Comentários

Postar um comentário

Que bom que você visitou meu blog. Não se esqueça de registrar sua visita me deixando um comentário, ok?

Postagens mais visitadas deste blog

Dores

Simples

Nêga, está online? Sete, seis, cinco....