Bordado


Há coisas na vida que são para sempre. Ainda pequena adquiri com meu pai um hábito que me acompanha até hoje – o de fazer associação de ideias. Um pensamento sempre me remete a uma lembrança, a outro acontecimento sobre o mesmo assunto. Ou fatos, que parecem completamente independentes para qualquer pessoa, acabam por se ligar na minha imaginação, criando situações que talvez nunca seriam percebidas por elas. Foi o que aconteceu quando li a seguinte mensagem, publicada pela minha prima Lúcia Lourenço Ramos, no facebook. Na verdade, é um texto-legenda para uma foto sua com o bebê Joaquim, seu primeiro sobrinho-neto, filho da Flávia Bello:

"Em preto e branco porque todas as cores estão dentro de mim, novamente, depois que tive a benção de conhecê-lo!

           Parece que eu que estou segurando-o no colo não é ? Mas a verdade é que foi ele, Joaquim,que me segurou,acalentou e me trouxe cor e vida. 
Cor e vida também por sentir que minha mãe e sobrinho que partiram para o paraíso, estavam presentes..ela dando palpites como "curar" um umbigo ou trocar uma fralda rápido e ele, Roberto, às gargalhadas vendo a aflição dela em ensinar!
O amor faz isso..nos faz renascer ...virei uma borboleta depois de alguns meses no casulo “

 
Ainda emocionada com o que havia acabado de ler, meu pensamento voou! Desde a adolescência vi minha tia Déa, que partiu há pouco mais de um mês, bordando toalhas de mesas naqueles panos xadrezinhos. A vida inteira ela bordou dezenas de toalhas, quadradinho por quadradinho, formando os mais diferentes desenhos. A última vez que a vi – em outubro do ano passado – ela me mostrou várias toalhas que havia bordado. Cada uma mais linda que a outra! Isto foi num dia marcante e triste, quando o neto dela, Roberto, filho de minha prima Roberta, havia partido. 

foto:http://www.decoracaoparaimoveis.com.br/decoracao/toalha-de-mesa-xadrez
 
Hoje, ao ler o que Lúcia escreveu, fiquei imaginando que a Tia Déa unia, com cada X que fazia em seus bordados, a sua família. À medida que seus bordados cresciam, X a X, um pouco mais de amor, de carinho, de cumplicidade era adicionado ao relacionamento destas quatro irmãs – Angela (mãe da Flávia Bello), Tania, Lúcia e Roberta. E o resultado é o que vemos agora: as irmãs cresceram, formaram suas famílias, tiveram seus filhos , começam a ganhar seus netos e estão cada vez mais unidas. Não tem mais jeito, primas: a família vai crescer, vocês vão puxar pra lá e pra cá - como a bala de coco que tia Déa fazia tão bem - e vão continuar unidas. Porque o amor de vocês é sólido, como a velha mesa de pedra, lembram?

Joaquim, seja muito bem-vindo! Agora sim, o quintal vai voltar a ficar mais alegre!

Comentários

  1. Fico impressionada com esta família que apesar dos golpes duros sofridos, conseguem atingir a nossa alma com delicadeza, amor e grandes ensinamentos. Parabéns à todas vcs.

    ResponderExcluir
  2. Mariza, parabéns pela sua forma de escrever. Conseguimos viajar e nos prender às suas palavras. Continue escrevendo e posso dizer que o jornalismo está precisando te descobrir. Precisa escrever para o mundo! Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Reproduzo aqui os comentários postados em minha página no facebook, sobre este texto acima.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta Ramos

      Lindo, lindo demais! Que Deus abençoe o dom que você tem de emocionar com as palavras... Grande beijo!
      · Responder · 6 a

      Tânia Lourenço Ramos
      Um abraço bem apertado! Amei!
      · Responder · 6 a

      Lucia L. Ramos

      Nossa..fuiàs lágrimas agora. Como vc consegue isso , menina? Tocar no coração da gente assim, de forma tão cuidadosa, leve...Obrigada, só posso dizer isso ! Choro de emoção, choro bom, nos lava a alma. Bjs
      · Responder · 6 a

      Lulica Targueta

      Mariza Pelegrineti !numa semana especialmente difícil pra mim, leio e me emociono mais do que outras x.em primeiro lugar pelas primas.e em segundo lugar, por saber que vcs,minhas irmãs,tb estão unidas a mim ,como elas.obrigada pelo carinho e força que sinto vindo de vcs!beijo …

      · Responder · 6 a

      Angela Lourenço Ramos Bello

      Obrigada, Mariza! Linda associação de idéias, nunca tinha pensado nisso. Herdei dela o hábito de bordar as toalhas. Espero que minha família continue muito unida pelos pontinhos. beijos.
      · Responder · 6 a

      Mariza Pelegrineti

      Lúcia Lourenço Ramos, eu fui às lágrimas quando vi sua foto com o Joaquim e seu texto legenda...Daí nasceu o meu!! Que bom que você gostou, que vocês, Angela Lourenço Ramos Bello, Tânia Lourenço Ramos, Roberta Ramos e Flávia Bello,gostaram! E perdoe-me por me apoderar de sua foto e texto, sem autorização!!! hehehehehe …
      · Responder · 6 a

      Lucia L. Ramos
      Boba... Foi uma honra pra mim. Bj
      · Responder · 6 a

      Zita Gardens

      Essa família toda sabe expressar o amor. Vi este post no meu mural e fui olhar ao blog. Também fiquei emocionada. Parabéns para a família inteira.
      · Responder · 6 a

      Mariasun Montañés

      Os panos xadrezinhos ajudando a costurar as letras uma a uma... belo texto, belas lembranças...
      · Responder · 6 a

      Escreva um comentário...

      Excluir
  4. Mariza Pelegrineti
    Em tempo> não é receita de bordado!! heeehehee
    · Responder · 6 a

    Cecilia Andrade

    Quanta sensibilidade de todas as partes desse texto, muito lindo e emocionante. A capacidade de continuar a intimidade do afeto mesmo com o passar do tempo e do aumento da família, é uma arte!! Parabéns Mariza Pelegrineti, você escreve sobre sentimentos como poucos!
    · Responder · 6 a
    Mariza Pelegrineti
    Obrigada, Cecilia Andrade!Você que lê meus textos com o coração aberto! bj.
    · Responder · 6 a

    Angela Pelegrineti
    Lindo e verdadeiro, Nêga! Cada vez mais a gente aprende que amor de família é tudo nessa vida! ❤
    · Responder · 6 a

    Maria Helena Pelegrineti Lourenço
    Lindo o texto minha filha!!!Cada mãe borda suas toalhas e une seus filhos de uma só maneira: Dando-lhessempre uma boa e permanente dose de amor!!!O exemplo está neste belissimo texto!!!!Ah!aquele quintal de tantas lembranças ,voltou a brilhar!!!!A vida é um renacimento constante!!!!Seja bem-vindo Joaquim!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você visitou meu blog. Não se esqueça de registrar sua visita me deixando um comentário, ok?

Postagens mais visitadas deste blog

Dores

Simples

Nêga, está online? Sete, seis, cinco....