Bordado


Há coisas na vida que são para sempre. Ainda pequena adquiri com meu pai um hábito que me acompanha até hoje – o de fazer associação de ideias. Um pensamento sempre me remete a uma lembrança, a outro acontecimento sobre o mesmo assunto. Ou fatos, que parecem completamente independentes para qualquer pessoa, acabam por se ligar na minha imaginação, criando situações que talvez nunca seriam percebidas por elas. Foi o que aconteceu quando li a seguinte mensagem, publicada pela minha prima Lúcia Lourenço Ramos, no facebook. Na verdade, é um texto-legenda para uma foto sua com o bebê Joaquim, seu primeiro sobrinho-neto, filho da Flávia Bello:

"Em preto e branco porque todas as cores estão dentro de mim, novamente, depois que tive a benção de conhecê-lo!

           Parece que eu que estou segurando-o no colo não é ? Mas a verdade é que foi ele, Joaquim,que me segurou,acalentou e me trouxe cor e vida. 
Cor e vida também por sentir que minha mãe e sobrinho que partiram para o paraíso, estavam presentes..ela dando palpites como "curar" um umbigo ou trocar uma fralda rápido e ele, Roberto, às gargalhadas vendo a aflição dela em ensinar!
O amor faz isso..nos faz renascer ...virei uma borboleta depois de alguns meses no casulo “

 
Ainda emocionada com o que havia acabado de ler, meu pensamento voou! Desde a adolescência vi minha tia Déa, que partiu há pouco mais de um mês, bordando toalhas de mesas naqueles panos xadrezinhos. A vida inteira ela bordou dezenas de toalhas, quadradinho por quadradinho, formando os mais diferentes desenhos. A última vez que a vi – em outubro do ano passado – ela me mostrou várias toalhas que havia bordado. Cada uma mais linda que a outra! Isto foi num dia marcante e triste, quando o neto dela, Roberto, filho de minha prima Roberta, havia partido. 

foto:http://www.decoracaoparaimoveis.com.br/decoracao/toalha-de-mesa-xadrez
 
Hoje, ao ler o que Lúcia escreveu, fiquei imaginando que a Tia Déa unia, com cada X que fazia em seus bordados, a sua família. À medida que seus bordados cresciam, X a X, um pouco mais de amor, de carinho, de cumplicidade era adicionado ao relacionamento destas quatro irmãs – Angela (mãe da Flávia Bello), Tania, Lúcia e Roberta. E o resultado é o que vemos agora: as irmãs cresceram, formaram suas famílias, tiveram seus filhos , começam a ganhar seus netos e estão cada vez mais unidas. Não tem mais jeito, primas: a família vai crescer, vocês vão puxar pra lá e pra cá - como a bala de coco que tia Déa fazia tão bem - e vão continuar unidas. Porque o amor de vocês é sólido, como a velha mesa de pedra, lembram?

Joaquim, seja muito bem-vindo! Agora sim, o quintal vai voltar a ficar mais alegre!

Comentários

  1. Fico impressionada com esta família que apesar dos golpes duros sofridos, conseguem atingir a nossa alma com delicadeza, amor e grandes ensinamentos. Parabéns à todas vcs.

    ResponderExcluir
  2. Mariza, parabéns pela sua forma de escrever. Conseguimos viajar e nos prender às suas palavras. Continue escrevendo e posso dizer que o jornalismo está precisando te descobrir. Precisa escrever para o mundo! Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Reproduzo aqui os comentários postados em minha página no facebook, sobre este texto acima.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta Ramos

      Lindo, lindo demais! Que Deus abençoe o dom que você tem de emocionar com as palavras... Grande beijo!
      · Responder · 6 a

      Tânia Lourenço Ramos
      Um abraço bem apertado! Amei!
      · Responder · 6 a

      Lucia L. Ramos

      Nossa..fuiàs lágrimas agora. Como vc consegue isso , menina? Tocar no coração da gente assim, de forma tão cuidadosa, leve...Obrigada, só posso dizer isso ! Choro de emoção, choro bom, nos lava a alma. Bjs
      · Responder · 6 a

      Lulica Targueta

      Mariza Pelegrineti !numa semana especialmente difícil pra mim, leio e me emociono mais do que outras x.em primeiro lugar pelas primas.e em segundo lugar, por saber que vcs,minhas irmãs,tb estão unidas a mim ,como elas.obrigada pelo carinho e força que sinto vindo de vcs!beijo …

      · Responder · 6 a

      Angela Lourenço Ramos Bello

      Obrigada, Mariza! Linda associação de idéias, nunca tinha pensado nisso. Herdei dela o hábito de bordar as toalhas. Espero que minha família continue muito unida pelos pontinhos. beijos.
      · Responder · 6 a

      Mariza Pelegrineti

      Lúcia Lourenço Ramos, eu fui às lágrimas quando vi sua foto com o Joaquim e seu texto legenda...Daí nasceu o meu!! Que bom que você gostou, que vocês, Angela Lourenço Ramos Bello, Tânia Lourenço Ramos, Roberta Ramos e Flávia Bello,gostaram! E perdoe-me por me apoderar de sua foto e texto, sem autorização!!! hehehehehe …
      · Responder · 6 a

      Lucia L. Ramos
      Boba... Foi uma honra pra mim. Bj
      · Responder · 6 a

      Zita Gardens

      Essa família toda sabe expressar o amor. Vi este post no meu mural e fui olhar ao blog. Também fiquei emocionada. Parabéns para a família inteira.
      · Responder · 6 a

      Mariasun Montañés

      Os panos xadrezinhos ajudando a costurar as letras uma a uma... belo texto, belas lembranças...
      · Responder · 6 a

      Escreva um comentário...

      Excluir
  4. Mariza Pelegrineti
    Em tempo> não é receita de bordado!! heeehehee
    · Responder · 6 a

    Cecilia Andrade

    Quanta sensibilidade de todas as partes desse texto, muito lindo e emocionante. A capacidade de continuar a intimidade do afeto mesmo com o passar do tempo e do aumento da família, é uma arte!! Parabéns Mariza Pelegrineti, você escreve sobre sentimentos como poucos!
    · Responder · 6 a
    Mariza Pelegrineti
    Obrigada, Cecilia Andrade!Você que lê meus textos com o coração aberto! bj.
    · Responder · 6 a

    Angela Pelegrineti
    Lindo e verdadeiro, Nêga! Cada vez mais a gente aprende que amor de família é tudo nessa vida! ❤
    · Responder · 6 a

    Maria Helena Pelegrineti Lourenço
    Lindo o texto minha filha!!!Cada mãe borda suas toalhas e une seus filhos de uma só maneira: Dando-lhessempre uma boa e permanente dose de amor!!!O exemplo está neste belissimo texto!!!!Ah!aquele quintal de tantas lembranças ,voltou a brilhar!!!!A vida é um renacimento constante!!!!Seja bem-vindo Joaquim!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você visitou meu blog. Não se esqueça de registrar sua visita me deixando um comentário, ok?

Postagens mais visitadas deste blog

A "Bagulheira”

Nêga, está online? Sete, seis, cinco....

Vai pra casa, Tininha!