Para o mundo que eu quero descer





Desiludida! Se estou certa ou não, pouco importa. A verdade é que cansei de toda esta ladainha de política há muito tempo. Sei que muitos irão me condenar, mas importa menos ainda. Sou casada, mãe de três filhos, jornalista desempregada há dois, quase três anos, e sem a menor perspectiva de arrumar um trabalho (já estou com 52 anos!). Também sem o menor pudor de dizer: cansei! Não procuro mais emprego, apesar de precisar. Mandei inúmeros currículos, pedi para Deus e o mundo! Sei que estou desempregada não por falta de competência e sim pela idade, experiência e faixa salarial.

O mercado é assim, todos sabem. As empresas querem recém-formados: pagam pouco e moldam o profissional como querem. Por mim, sem problemas. Estou com outros projetos. Cada vez mais me volto para os meus artesanatos, minhas fotografias, meus textos, minha reciclagem de móveis e objetos. É isto o que quero fazer, é com isto que quero trabalhar, é isto que me dá paz de espírito. E, espero que, em breve, algum dinheiro!

Não assisti a um debate sequer! Não leio mais jornais, passo os olhos nas notícias na internet. Quase não assisto TV. Temos três aparelhos em casa, um no meu quarto, de 40 polegadas. Não me empolguei com as recentes manifestações em nosso país. Escrevi aqui, neste mesmo blog, que achava que tudo ia ficar na mesma. Muito barulho, muito quebra-quebra, para pouco resultado. Pelo menos, é assim que penso. Um resultado aqui, outro ali... como eu imaginava.

Dentro de casa mesmo enfrentei a indignação de meu filho mais velho – e também um pouco dos dois mais novos -  que não entendem como eu possa ter feito esta escolha. Mas acho que eles acabaram aceitando, ou desistiram de me puxar para o centro das discussões. Devem ter percebido que, apesar do meu silêncio, ainda não me tornei uma alienada. Estou fora do bate-boca, das discussões, estou fazendo parte da turma do deixa-disso. Por que discutir para escolher entre o ruim e o menos pior? Quem ocupa qual posição, já é outra discussão! Tenho mais o que fazer. E se escrevo aqui é para que tudo isto fique bem claro.

Sinto que já vi e vivi este capítulo. Não acredito em salvador da pátria, nunca acreditei. Ou até acreditei (Lula lá, brilha uma estrela...) e por isto mesmo talvez esteja ‘passada’! Confesso que fico temerosa quando vejo tanta gente mergulhando de cabeça numa possível reprise do que enfrentamos há tão pouco tempo, sem perceber. Tem muita gente acreditando que “vale a pena ver de novo”. Bem, pode ser que eu que esteja errada e não seja uma reprise. Desejo, profundamente, que não seja. Pode ser que seja somente um “remake”. Mas alguém aí já assistiu a um “remake” melhor que o original?

Como dizia um personagem oculto nesta história, ‘o tempo é o senhor da razão’ (o pior é que cada vez mais desconfio deste pensamento). Bem, o jeito é aguardar. Com razão, ou sem razão, só o tempo mesmo nos dirá. Façam as suas apostas! Assistirei da arquibancada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dores

Simples

Nêga, está online? Sete, seis, cinco....